Results for 'Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos'

971 found
Order:
  1.  8
    Filosofia e análise cinematográfica.Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos - 2016 - Discurso 46 (2):201-216.
    A relação entre filosofia e cinema está cada vez mais presente nas reflexões dos filósofos contemporâneos. Muitos deles escreveram livros que unem pensamentos filosóficos e análises fílmicas. Em geral, esta interdiscursividade lhes permitiu pôr na berlinda a concepção de imagem pressuposta tanto na filosofia como no cinema. Trata-se de examinar as teorias e a análise que Gilles Deleuze e Jacques Rancière fizeram de Vertigo, de Alfred Hitchcock, para entender a relação que ambos estabeleceram entre filosofia e prática fílmica analítica. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Enigmas da Providência – Sofismas da Filosofia.Franklin De Matos - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Este texto mostra como, no primeiro volume do que atualmente chamaríamos de “trilogia”: Justine ou les Infortunes de la vertu (1787), Justine ou les Malheurs de la vertu (1791) e La Nouvelle Justine ou les Malheurs de la vertu, suivie de l'Histoire de Juliette, sa soeur (1797), Sade foi o último protagonista do grande debate filosófico e moral que percorre a Ilustração, dos primórdios ao seu final.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Apresentação a "Rousseau, o teatro, a festa e Narciso".L. F. Franklin de Matos - 1988 - Discurso 17:7-8.
  4.  23
    A Dramaturgia do Quadro (Ensaio sobre O Filho Natural de Diderot).Franklin de Matos - 1996 - Discurso 26:93-112.
    Análise do conceito de quadro na estética teatral de Diderot. A finalidade do ensaio é mostrar que, ao pensar o teatro sob o modelo da pintura, Diderot procura examinar a especificidade do gênero dramático sobretudo em relação ao épico.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    O espetáculo teatral segundo Diderot.L. F. Franklin de Matos - 1988 - Discurso 17:89-118.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    O filósofo e o comediante: ensaios sobre literatura e filosofia na Ilustração.Franklin de Matos - 2001 - Belo Horizonte: Ed. UFMG, Univ. Federal de Minas Gerais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    De como e por que D. Quixote não leu Cide Hamete, autor de D. Quixote.Luiz Fernando Franklin de Matos - 1978 - Discurso 8:106-111.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    A prática da leitura segundo "D. Quixote".Luiz Fernando Franklin de Matos - 1976 - Discurso 7 (7):139-156.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    A significação marginal na caricatura política.Luiz Fernando Franklin de Matos - 1973 - Discurso 3 (3):235-252.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    O Estruturalismo e a miséria da Razão, de Carlos Nelson.Luiz Fernando Franklin de Matos - 1973 - Discurso 4 (4):213-222.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Realismo e Anti-Realismo na Literatura Brasileira, de Carlos N. Coutinho e outros.Luiz Fernando Franklin de Matos - 1974 - Discurso 5 (5):151-154.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    D. Quixote, una escritura desatada.Luiz Fernando Franklin de Matos - 1979 - Discurso 10:101-110.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  29
    O Direito à Saúde: uma análise com Comunidades Quilombolas baianas.Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Ilzver de Matos Oliveira, Claudio Bispo de Almeida & Ricardo Franklin de Freitas Mussi - 2023 - Odeere 8 (1):322-339.
    A concretização do direito à saúde deve ser viabilizada pelo Estado, com foco na efetivação das políticas públicas para garantia da implantação e funcionamento dos serviços demandados pelos respectivos grupos populacionais. Destarte, essa escrita objetivou analisar como o direito à saúde é contemplado em comunidades quilombolas de uma região geográfica baiana. Metodologicamente enquadra-se como de abordagem qualitativa, com informações obtidas por meio de entrevistas estruturadas (sobre a infraestrutura e/ou serviços públicos de saúde) desenvolvidas com as representações das Associações de Moradores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  23
    BITUM, Ricardo; SOUSA, Rodrigo F. de . Estudos sobre Durkheim e a religião: 100 anos de “As formas elementares da vida religiosa”.Cassiana Matos Moura - 2015 - Horizonte 13 (38):1182-1186.
    Resenha: BITUM, Ricardo; SOUSA, Rodrigo Franklin de.. Estudos sobre Durkheim e a religião: 100 anos de “ As formas elementares da vida religiosa ”. Santo André, SP: Academia Cristã, 2014.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    A limitação do élenchos E sua implicação na defesa de sócrates conforme a apologia de platão.Fábio Amorim De Matos Júnior - 2008 - Educação E Filosofia 21 (42):119-153.
  16.  9
    Bens Humanos Básicos Versus Capacidades Humanas: Dois Modelos de Teoria Normativa Do Direito.Saulo Monteiro Martinho de Matos & Cora Coralina Alves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):166.
    O presente artigo propõe-se a realizar um estudo comparado, eminentemente teórico, entre os critérios materiais para determinação do bem jurídico nas teorias normativas do direito de John Finnis e de Martha Nussbaum, com fito a apresentar o modo de fundamentação e o conteúdo das listas propostas por cada um dos autores. Inicialmente, o estudo discutirá os bens humanos básicos em Finnis. Após, as capacidades em Nussbaum. E, por fim, ambas as propostas serão comparadas, com fulcro a obter suas possibilidades e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Human Dignity as a Form of Life: Notes on Its Foundations and Meaning in Institutional Morality.Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2020 - International Journal for the Semiotics of Law - Revue Internationale de Sémiotique Juridique 33 (1):47-63.
    In normative terms, human dignity usually implies two consequences: human beings cannot be treated in some particular ways due to their condition as humans; and some forms of life do not correspond to the ideal life of our community. This study consists in discussing the meaning of this idea of human dignity in contrast to the concept of humiliation in the context of institutional, i.e. political and legal, rights. Two concepts of human dignity will be discussed. The first absolute/necessary and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Reproducibility of Neurochemical Profile Quantification in Pregenual Cingulate, Anterior Midcingulate, and Bilateral Posterior Insular Subdivisions Measured at 3 Tesla.Nuno M. P. de Matos, Lukas Meier, Michael Wyss, Dieter Meier, Andreas Gutzeit, Dominik A. Ettlin & Mike Brügger - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10.
  19.  12
    Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno.Karina de Matos Nunes Colla & Lauro de Matos Nunes Filho - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):93-107.
    Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    A responsabilidade política.José de Matos Correia - 2010 - Lisboa: Universidade Lusíada Editora. Edited by Ricardo Leite Pinto.
  21.  8
    A conjunção entre phýsis e geometria na gênese da ciência.Gadafy de Matos Zeidam - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):123-131.
    O presente artigo pretende mostrar que, não obstante as diversas observações do cosmos por diferentes povos antigos, a ciência, enquanto discurso teórico e generalizante da natureza, nasce entre os milésios. A razão para tal gênese se dá devido à conjunção entre o conceito grego de phýsis, o que pressupõe a busca de uma ordem metafísica para submeter o caos, e da geometria grega, uma ferramenta matemática estruturada sob generalizações permanentes. Mediante redução e ordem, o discurso generalizante e teórico dos físicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Russell e a análise proposicional.Murilo Garcia de Matos Amaral - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):258-280.
    O presente artigo explica o que é e como funciona o método de análise lógica de Russell no contexto do atomismo lógico, apontando os objetivos e preceitos que ele leva em conta quando se propõe a fazer análises proposicionais. Após explorar o desenvolvimento geral da análise em sua obra, examinamos dois exemplos de análise proposicional: o de proposições relacionais e o de proposições que contêm descrições. Nos dois casos, notamos que Russell busca romper com uma lógica restrita à forma sujeito-predicado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Medical students’ and residents’ views on euthanasia.Rogério Aparecido Dedivitis, Leandro Luongo de Matos, Mario Augusto Ferrari de Castro, Andrea Anacleto Ferrari de Castro, Renata Rocha Giaxa & Patrícia Zen Tempski - 2023 - BMC Medical Ethics 24 (1):1-9.
    Background Doctors are increasingly faced with end-of-life decisions. Little is known about how medical students approach euthanasia. The objective of this study was to evaluate, among medical students and residents, the view on euthanasia and its variants; correlate such a view with empathy and religiosity/spiritualism; and with the stages of medical training in Brazil. Methods This is an exploratory cross-sectional study using an online questionnaire to be filled out on a voluntary basis among medical students and residents, consisting of: socio-demographic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  37
    Em defesa da preservação das tradições dos interiores: Cornélio Pires e a cultura caipira - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1060. [REVIEW]Maria Izilda Santos de Matos & Elton Bruno Ferreira - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    O realismo analítico.Murilo Garcia de Matos Amaral - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):459-479.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A politica economica de D. Joao VI: suas linhas gerais.Odilon Nogueira de Matos - forthcoming - Kriterion: Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. " Existence et Liberté" de Joseph de Finance.Agostinho De Matos - 1958 - Revista Portuguesa de Filosofia 14 (2):186-190.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Giovanni Pico, o cultor de línguas orientais, o averroísta e a sua epistolografia.Manuel Cadafaz de Matos - 1996 - Humanitas 48:267-308.
  29.  6
    A invenção do leitor.Franklin de Mattos - 2021 - Discurso 51 (2):5-13.
    Aula inaugural que apresenta aspectos do livro O leitor Quixotesco a ser lançado em 2022.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. How Postema's jurisprudence as sociable science is like Dworkin's interpretivism : on conceptual analysis in legal theory.Saulo M. M. de Matos - 2020 - In Thomas da Rosa de Bustamante & Thiago Lopes Decat (eds.), Philosophy of law as an integral part of philosophy: essays on the jurisprudence of Gerald J. Postema. New York, NY: Hart Publishing, an imprint of Bloomsbury Publishing.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Didática e suas forças vertiginosas.Sônia Regina da Luz de Matos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Resumo: Vivendo os momentos contemporâneos da sociedade, da ciência,da tecnologia, da virtualidade e do quadro de giz; me ponho como uma sintomatologista desses tempos. Para isso, eventualmente, me desnudo do ser professora, para, assim, poder olhar o que não vejo quando estou nas vestes dessa identidade. Os sintomas fazem com que escreva e trace muitas linhas para transitar nesse cosmo da “didática no currículo”. Algumas dessas linhas são lisas, sinuosas, umas ainda não ditas, outras ainda têm que ser esfaceladas, porém (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O perfil do professor de língua portuguesa : realidade e perspectivas em países Lusófonos.Maria José de Matos Luna - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas.Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.) - 2012 - Recife: Editora Universitária UFPE.
    Este livro é uma homenagem aos professores Edmilson Borborema, Esman Dias e Marli Hazin, do Departamento de Letras da UFPE, das áreas de língua, literatura e língua inglesa Para que a obra tivesse o ar acadêmico eclético desses professores, ela conta com artigos de linguística e de literatura, tanto em português quanto em língua estrangeira, trazendo temas diversos dessas áreas, agrupados em três eixos- ensino de línguas, leitura e produção de texto e literatura Essas duas áreas não são tratadas só (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Underdeterminations of Consciousness in Quantum Mechanics.Lauro de Matos Nunes Filho & Raoni Wohnrath Arroyo - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (2):321-337.
    Metaphysical underdetermination arises when we are not able to decide, through purely theoretical criteria, between competing interpretations of scientific theories with different metaphysical commitments. This is the case in which non-relativistic quantum mechanics (QM) finds itself in. Among several available interpretations, there is the one that states that the interaction with the conscious mind of a human observer causes a change in the dynamics of quantum objects undergoing from indefinite to definite states. In this paper, we argue that there seems (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  35.  19
    O fundamento de deliberação moral e a dimensão da normatividade em Ser e tempo: a posição de Steven Crowell em face da interpretação de E. Tugendhat.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2023 - Griot 23 (1):191-208.
    Esse trabalho pretende apresentar a problemática da ação moral e da normatividade em Ser e tempo a partir da posição de Steven Crowell expressa no texto _Conscience and Reason: Heidegger and the Grouds of Intentionality_ [2007], em face da interpretação de Ernst Tugendhat, exposta no texto “_Wir sind nicht fest verdrahtet”: Heideggers “Man” und die Tiefendimensionen der Gründ_e [1999].
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Relations amoureuses à l'adolescence : une étude sur des jeunes appartenant aux couches populaires cariocas.Terezinha Féres-Carneiro & Mariana Santiago de Matos - 2008 - Dialogue: Families & Couples 179 (1):103-110.
    Nous nous sommes proposés d’étudier, dans ce travail, les conceptions et les expériences vécues dans des relations amoureuses d’adolescents appartenant aux couches dites « populaires » de la ville de Rio de Janeiro.Au moyen d’entretiens semi-structurés, nous avons interrogé dix adolescents, cinq du sexe féminin et cinq du sexe masculin, âgés de 13 à 17 ans, sur le rôle que ces relations tiennent dans leur vie. Nous pouvons en conclure que nos sujets ne semblent rien désirer de bien différent de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O desenvolvimento local e a educação profissional como processo educativo em busca de redes.Damiana de Matos Costa França - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Intencionalidade e constituição de sentido: a Umwelterlebnis como estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2022 - Aufklärung 9 (3):31-50.
    Argumento que o conceito Umwelterlebnis (vivência do mundo circundante), como Heidegger o apresenta na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo, diz respeito à estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental. Defendo, porém, que o modelo dessa estrutura intencional envolve o autor no problema da constituição de sentido próprio ao projeto da fenomenologia enquanto ciência originária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Uma análise do parágrafo sétimo de "Ser e tempo".Christiane Costa de Matos Fernandes - 2023 - Controvérsia 19 (2):17-36.
    O objetivo é, a partir de uma interpretação do § 7 de Ser e tempo, mostrar como o conceito prévio (der Vorbegriff) de fenomenologia, para Heidegger, indica a busca metodológica das condições de possibilidade da manifestação dos entes em seu ser, e de que maneira há a exigência metodológica de interrogar o Dasein acerca de seu ser como ponto de partida da investigação. A exposição, inspirada em leituras transcendentais da ontologia fundamental, acompanha os momentos constitutivos do § 7 a fim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Identidade narrativa e identidade pessoal. Uma abordagem da filosofia de Paul Ricceur.Sara Margarita de Matos Roma Fernandes - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 33:75-94.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    Os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de M. Heidegger na preleção A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):56-73.
    O Trabalho pretende expor os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de Heidegger a partir da crítica realizada pelo autor ao método crítico-teleológico do neokantismo de Baden na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Definindo boato.Felipe de Matos Müller - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (2):425-436.
    Neste ensaio, eu analisarei criticamente três definições de boato. Na primeira seção, eu considerarei a explicação de C. A. J. Coady, na qual o boato é um caso de testemunho aparente, mas não é um caso de testemunho genuíno. Na segunda seção, eu considerarei a definição de boato oferecida por David Coady, na qual o boato se espalha em uma larga cadeia sem status oficial. Na terceira seção, eu considerarei a definição de boato de Axel Gelfert, na qual o boato (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  15
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Talita Marques de Matos Morais - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):59-73.
    O presente artigo busca analisar o acontecimento ditatorial civil militar brasileiro, que ocorreu de 1964 a 1988, sob a ótica da filosofia política de Giorgio Agamben, através de uma investigação dos conceitos chave estudados por este filósofo italiano, como: estado de exceção, _homo sacer_, vida nua e campo. Assim, por meio destes conceitos que serão nossos instrumentos de pesquisa, será iluminado, a partir da reflexão filosófica-política, este fato histórico transcorrido durante vinte e quatro anos e quais reflexos ele gerou para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A noção deontológica de justificação epistêmica.Felipe de Matos Muller - 2007 - Princípios 14 (22):21-41.
    Neste ensaio apresentamos uma introduçáo à noçáo deontológica de justificaçáo epistêmica. Mostramos que a noçáo deontológica de justificaçáo epistêmica surge de um paralelo traçado entre ética e epistemologia mediante a utilizaçáo de um vocabulário deontológico para a avaliaçáo de um status epistêmico de nossas crenças. Indicamos que a noçáo deontológica de justificaçáo encontra sua origem em uma tradiçáo que tem John Locke como um de seus representantes mais ilustres. Depois disso, exploramos a relaçáo entre justificaçáo e normatividade, mostrando que os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Towards a process-based approach to consciousness and collapse in quantum mechanics.Raoni Arroyo, Lauro de Matos Nunes Filho & Frederik Moreira Dos Santos - 2024 - Manuscrito 47 (1):2023-0047.
    According to a particular interpretation of quantum mechanics, the causal role of human consciousness in the measuring process is called upon to solve a foundational problem called the “measurement problem.” Traditionally, this interpretation is tied up with the metaphysics of substance dualism. As such, this interpretation of quantum mechanics inherits the dualist’s mind-body problem. Our working hypothesis is that a process-based approach to the consciousness causes collapse interpretation (CCCI) ---leaning on Whitehead’s solution to the mind-body problem--- offers a better metaphysical (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O que nós conhecemos? Ensaios de epistemologia individual e social.Felipe de Matos Müller & Alexandre Meyer Luz (eds.) - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi; EDIPUCRS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Apresentação.Felipe de Matos Müller & Kátia Martins Etcheverry - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):437-439.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Epistemologia Social: Dimensão Social do Conhecimento.Felipe de Matos Müller & Tiegue Vieira Rodrigues - 2012 - Porto Alegre, RS, Brasil: EDIPUCRS.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Justificação testemunhal: o caso dos boatos. In Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology: 2018.Felipe de Matos Müller (ed.) - 2018 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Ensaios sobre epistemologia do testemunho.Felipe de Matos Muller & Kátia Martins Etcheverry (eds.) - 2017 - Porto Alegre: Editora Fi.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971